Ensaio sobre um abutre

Por Leonel Veloso, em CINEMA

Ensaio sobre um abutre

07 de Janeiro de 2015 às 13:44

Habito sozinho um pequeno apartamento no subúrbio de Los Angeles. Não tenho pai, namorada, mãe ou irmã nem alguém para compartilhar o pão da manhã. Também não tenho escola, faculdade nem Universidade. Sou inteligente, perspicaz, suspicaz. Tudo que quero, eu encontro. Diante da tela de um computador, basta colocar algumas palavras e pontos após três letras 'w' consecutivas que um mundo aparentemente novo surge sob os meus olhos. Talvez por isso, seja essencialmente notívago. Sem perceber, emagreço por não ter fome e por vezes é pálida a minha órbita.

Não tenho emprego, mas consigo o que quero. Sou exigente, repetitivo, sigo rituais. Sou taciturno e audacioso. Tamanha astúcia me pôs diante de esmero trabalho. De um ocaso ao outro, descubro frequências amadoras de rádio, códigos de conduta emergencial, patrulhas policiais, lentes de câmera até os milímetros de uma Canon. Isso para ver corpos reais. Não transito aqui por entre cálidos corpos de mulheres esculturais que escondem o abdomen e revelam tatuagens. Eu avalio a dor, o sofrer, a selvageria e todos os detalhes de permeio.

Quando acoplo a lente à luz da câmera, desejo ver sangue jorrando pela subclávia, a massa encefálica estilhaçada em cratera, o corpo carbonizado pelas chamas, a alma sussurrando delírios. Gritos agônicos de quem espera a morte me excitam. Ver a morte me leva ao gozo. 

Faço, gravo, repito. Em tudo e cada, acrescento um título. E torno disto o meu distintivo. Converso em ameaça e, mesmo lacônico, fantasio segredos. Ganho dinheiro. E não é este o meu desejo. O prazer de me sentir único e de me deixar ser maior, de poder mesclar entre variados clusters, de estar no comando ativo, de superar meu superego; tudo isso é que transcende a melhor versão de mim mesmo.

Se sou mau? Claro que não! 'E se meu problema for de não gostar de pessoas?'

Baseado no personagem Lou Bloom, interpretado por Jake Gyllenhaal, na obra 'O Abutre' (Estados Unidos, 2014)

Voltar