Odisseia em dez atos e uma referência à Eneida

Por J.L Rocha do Nascimento, em CONTOS

Odisseia em dez atos e uma referência à Eneida

12 de Junho de 2021 às 11:21

1. Os dentes do javali atingem a perna do jovem Ulisses.
2. Euricleia, sua ama desde a mais tenra idade, cuida do ferimento, que cicatriza somente quando Argos lambe-lhe a ferida.
3. Casado e com um filho, Ulisses se finge de louco. Frustrado o estratagema, em atenção a um juramento jurado em conjunto, vai à guerra. Antes de embarcar, assegura a Penélope, que se guardará fechada, seu retorno.
4. Durante anos Ílion resiste e a guerra não terá um lado vencedor até que o grego sagaz, montado num cavalo gigante de madeira, rompe as muralhas de pedra que guardam a cidade fortificada.
5. Os gregos, enfim, vencem e Enéas, com Tróia ainda em chamas, deixando para trás ruínas e cinzas, inicia sua jornada particular em direção à costa do Lácio, onde fundará Roma.
6. Ulisses, mesmo errando por vários  anos o caminho de volta, consegue escapar da sorte do destino que os deuses lhe impuseram. No último desafio, ao resistir ao canto das sereias, mal percebe que Circe, inconformada, lambe o próprio ventre enquanto se queima por dentro.
7. Ulisses aporta em Ítaca e entra furtivamente no Palácio, enquanto Penélope ganha tempo com seus  pretendentes. 
8. Sob o disfarce de um viajante, Odisseu, seu nome grego, pede abrigo e Penélope ordena que Euricleia, agora uma anciã, lave-lhes os pés, conforme os costumes e as regras de hospitalidade.
9. Ao lavar os pés do forasteiro, Euricleia, acidentalmente, toca na cicatriz de Ulisses. Ao perceber sua verdadeira identidade revelada, roga-lhe que se mantenha em silêncio, para não despertar a atenção de Penélope. Ao fundo, Argos, que já reconhecera a voz do seu senhor, agora velho e cego, desperta de um longo sono, emite um ganido surdo e, percebendo que já poderia morrer sossegado, volta a dormir.
10. Ao final, Ulisses assume sua verdadeira identidade, enxota a malta de pretendentes, recupera o reino e envolve Penélope com um longo beijo. Mas, o destino ainda haveria de, mais tarde, pregar-lhe uma peça.

Voltar