Star Wars – O despertar da força (EUA, 2015)

Por Leandro Lages, em CINEMA

Star Wars – O despertar da força (EUA, 2015)

21 de Dezembro de 2015 às 21:28

1984: Diante da TV, aos 10 anos, presencio um comercial anunciando a estreia de “Star Wars - O retorno de jedi”. Aquele anúncio chama a minha atenção de forma anormal, mas somente assistiria Star Wars pela TV aberta alguns anos depois. Um fã surgia!

1999: Diante da TV, 15 anos depois, eis que anunciam um novo filme de Star Wars - A ameaça fantasma. À época namorava a minha atual esposa, leiga no assunto. Senti-me obrigado a apresenta-la à trilogia inicial. Assistimos, entre carícias, a cada um dos episódios. Não sei se pelas carícias, uma fã surgia!

2015: Diante da TV, aos 10 anos, minha filha presencia um comercial anunciando “Star Wars – O despertar da força” e me indaga: “Pai, o que é Star Wars?”, e, claro, apresento os seis episódios a ela. Mais uma fã surgia!

1977, 1980, 1983: Diante da TV, adolescente e solitário, assisto aos três episódios iniciais de Star Wars. E, sozinho, permaneço boquiaberto e atônito diante de uma das mais reveladoras frases do cinema: “Luke, eu sou seu pai”

1999, 2002, 2005: Diante da grande tela do cinema, não mais solteiro, mas na confortante presença de minha esposa, assisto aos três novos episódios de Star Wars. Ao nosso lado, um rapaz tenta explicar toda a trama para a namorada. Ao surgir o personagem Yoda, vaticina: “Ele é a Força, ele é Deus!”​​​​​​​.

2015: Diante da TV, não mais sozinho, mas na pueril presença de minha filha, desfruto de seis agradáveis e únicos momentos enquanto assisto, durante seis dias, a cada um dos seis episódios de Star Wars. E relembro o meu choque ao ouvir a frase “Luke, eu sou seu pai”, desta vez testemunhando a reação incontida de minha filha que exclama: “Não, não pode ser verdade, ele deve estar mentindo, Luke!”

2015: Diante da grande tela de cinema, com óculos 3D, não mais sozinho, mas ladeado por minha esposa e minha filha, ouço os acordes iniciais da melodia que desde 1977 anuncia Star Wars. Ao apertar as mãos das duas compreendo plenamente o significado da frase tantas vezes repetida nos sete filmes: “May the force be with you”

Voltar