Miragens

Por Caio Negreiros, em FOTOGRAFIA

Miragens

15 de Março de 2018 às 16:38

Desde a invenção da fotografia, esse universo evoluiu rapidamente. George Eastman, fundador da Kodak, foi alertado por um de seus engenheiros, do que viria a ser a imagem digital. No entanto, não acreditou que em pouco tempo tudo se transformaria, tanto que a Kodak sucumbiu.

Atualmente os aparelhos celulares substituíram as máquinas compactas, também conhecidas por Cyber-shots, bastante populares no início dos anos 90.

Os controles manuais, como ISO, diafragma, equilíbrio de brancos, já foram incorporados aos celulares, fazem inclusive fotos em RAW, o negativo digital. Programas de edição de imagem, como Lightroom e Photoshop já viraram aplicativos. Os arquivos são salvos em nuvens e acessíveis por qualquer plataforma digital.

Dizer que irão substituir as Dslrs (máquinas consideradas profissionais) ainda é muito cedo, mas a história nos mostra que nada é impossível. Há muito o que se resolver, os celulares sofrem a limitação da qualidade das lentes e do tamanho dos sensores, uma vez que quanto maior o sensor, melhor será a imagem capturada.

 A tendência do mercado é produzir máquinas fotográficas cada vez menores, vamos aguardar.

Não custa lembrar que a fotografia é feita, em um primeiro momento, no olhar e com todo o repertório cultural que o fotógrafo adquiriu.

As duas fotos aqui publicadas foram feitas com celular e no modo automático.

Voltar